Aqui a Matemática é concebida como uma linguagem descritora de uma realidade

Blog do grupo PIBID MATEMÁTICA UFMT CUA

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO ARAGUAIA

III JORNADA DE QUÍMICA DO ARAGUAIA
I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
I SIMPÓSIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
TEMA: Alfabetização Científica necessária para licenciaturas da área de Ciências da Natureza e Matemática.

PERÍODO / DIA
22 de Setembro (Segunda)
23 de Setembro (Terça)
24 de Setembro (Quarta)
25 de Setembro (Quinta)
26 de Setembro (Sexta)
7:45 as 8:00


Organização dos locais das atividades
Organização dos locais das atividades
8:00 as 10:00


10:00 as 10:30
Lanche
Lanche
Lanche
Lanche
Lanche
10:30 as 12:00




12:00 as 13:45
ALMOÇO
ALMOÇO
ALMOÇO
ALMOÇO
ALMOÇO
13:45 as 14:00


Organização dos locais das atividades
Organização dos locais das atividades
14:00 as 15:30

Minicurso 20
Sala 06

Minicurso 21
Sala 08
Painéis e Comunicações Orais
Painéis e Comunicações Orais
15:30 as 16:00
Lanche
Lanche
Lanche
Lanche
Lanche
16:00 as 17:30

Minicurso20
Sala 06

Minicurso 21
Sala 08
Painéis e Comunicações Orais
Painéis e Comunicações Orais
17:30 as 19:00
JANTAR
JANTAR
JANTAR
JANTAR
JANTAR
19:00 as 19:30
Mesa de Autoridades e Atividade Cultural
Minicurso 08
LEMA1
Minicurso 08
LEMA1
Minicurso 09
Sala 06
Mesa de Autoridades e
Minicurso 19
Lab Info
Minicurso 19
Lab Info
Minicurso 10
Sala 07
Atividade Cultural
19:30 as 21:00
Conferência de abertura
Minicurso 22
Sala 05
Minicurso 22
Sala 05
Minicurso 19
Lab Info
Conferência de Encerramento
21:00
22:30
Minicurso 18
LEMA2
Minicurso 08
LEMA 1
Minicurso 08
LEMA1
Palestra Prof. Wagner Valente
Sala 03/04
ATIVIDADE CULTURAL
Minicurso 19
Lab Info
Minicurso 18
LEMA 2
Minicurso 09
Sala 06
Minicurso 23
Sala 05
Minicurso 19
Lab Info
Minicurso 10
Sala 07

Minicurso 23
Sala 05
Minicurso 19
Lab Info







Conferência de Abertura (24/09/2014 as 19:30hs):
Abertura (22/09/2014 as 19:30hs - Auditório do Campus I)
Título: Que é Ciência, afinal?
Prof. Dr. Áttico Inácio Chassot (URI – Brasil)


Conferência de Encerramento (26/09/2014 as 19:30hs):
Encerramento (26/09/2014 as 19:30hs- Auditório do Campus I)
Título: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente (UNIFESP)     




PALESTRA MATEMÁTICA
PALESTRA do Curso de Matemática – 21:00 as 22:30
Quinta-feira, 25 de Setembro – Campus I – Sala grande 3/4
Título: A  Licenciatura em Matemática: perspectivas históricas e desafios atuais
Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente (UNIFESP)



MESA REDONDA MATEMÁTICA
Título: O currículo da Licenciatura em Matemática: desafios e perspectivas
Moderador: Prof. Dra. Wanderleya Nara Gonçalves Costa
Debatedor 1: Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente (UNIFESP)     
Debatedor 2: Prof. Dr. Carlos Rodrigues da Silva

MINICURSOS
Minicurso 8 (6 horas) – 30 vagas

TÍTULO: A arte do Origami no Ensino da Geometria
Ministrante: Prof. Dr. Lee Yun Sheng
Público Alvo: Graduandos em Cursos da área de Ciências da Natureza e Matemática
Resumo: A utilização da arte do Origami (dobradura de papel) como recurso paradidático para o ensino de geometria plana. Tendo como desafio, promover o desenvolvimento das noções de geometria plana sem o uso da régua e compasso. O objetivo maior é o aprimoramento do estágio cognitivo do aluno, construindo assim os princípios e noções da geometria Euclidiana através da arte do Origami. Lembrando que este minicurso abordará em torno de oitenta por cento (80%) da geometria plana elaborada pelos PCNs.
Local:             LEMA


Minicurso 9 (3 horas) – 30 vagas

TÍTULO: Conceitos Básicos de Geometria Diferencial
Ministrante: Prof. Dr. Carlos Rodrigues da Silva
Público Alvo: Graduandos em Cursos da área de Ciências da Natureza e Matemática
Resumo: A Geometria Diferencial é a junção da geometria com o cálculo diferencial. Ou podemos considerar uma aplicação do cálculo na geometria. Ela é muito utilizada na Teoria da Relatividade, na Computação Gráfica e em várias outras teorias. Este curso, por ser breve, tem o objetivo apenas de apresentar os conceitos básicos da disciplina, tais como: estudo preliminar de curvas no plano e no espaço e noções de superfícies regulares.
Local:             Sala 06




Minicurso 10 (3 horas) – 30 vagas

TÍTULO: Matemática e compactação de arquivos
Ministrante: Prof. Dr. Adilson AntonioBerlatto
Público Alvo: Graduandos em Cursos da área de Ciências da Natureza e Matemática
Resumo: Nesse minicurso veremos como aplicar o conceito de árvores binárias para compactar arquivos.
Local:             Sala 07



Minicurso 18 (3 horas) – 20 vagas

TÍTULO: Prezi: apresentações dinâmicas.
Ministrante(s): Valdeane Ribeiro e Edvania Portilho.     
Público Alvo: graduandos e graduados de todas as licenciaturas. Público em geral.
Resumo: O Prezi é um serviço online gratuito que poderá substituir o Power point criando apresentações dinamicas e divertidas. Essa plataforma possui especial valor para estudantes de licenciatura e professores por incitar a curiosidade e interesse promovendo maior aprendizado. Nesse minicurso apresentaremos como acessar e utilizar o software para construir lindas apresentações. Espera-se que ao final do minicurso o participante seja capaz de elaborar, baixar ou compartilhar apresentações online no Prezi.
Local:             LEMA




Minicurso 19 (6 horas) – 25 vagas

TÍTULO: LaTeX PARA PRINCIPIANTES: instalação e comandos básicos
Ministrante(s): Fabrício Gonçalves de Jesus e Antonio Eduardo da Silveira Pacheco
Público Alvo:  Qualquer pessoa que deseja escrever um texto científico ou técnico com símbolos matemáticos, diagramas e figuras.
Pré-requisito: Cada participante deve trazer consigo seu próprio notebook.
Resumo: O LaTeX é um software livre de excelente qualidade para produção de documentos científicos ou técnicos, como: artigos, monografias, dissertações, teses e trabalhos de conclusão de curso. Neste minicurso ensinaremos aos participantes a instalar o software LaTeX, criar capas de trabalhos, construir sumário, trabalhar com equações, tabelas, matrizes, figuras, listas, dentre outros.
Local:             Laboratório de Informática
Material:                    notebook
Minicurso 20 (3 horas) – 20 vagas

TÍTULO: A cultura Africana e Afro-Brasileira na Educação Básica
Ministrante(s): Solange Nascimento Neves,  Wanderleya  Nara  Gonçalves  Costa; Gabriela Scavazini da Silva de Oliveira
Público Alvo: Licenciados ou licenciandos.
Resumo: Este minicurso tem o objetivo discutir maneiras de inserir no contexto escolar a cultura AfroBrasileira  e  Africana,  dando  aos  professores  da  Educação  Básica  suporte  teórico  para  cumprir  a Lei10.639/03.Apresentaremos então  os  jogos  da  família  Mancala,  o  Senet  e  o  Yoté,  visto  que  nossos estudos indicaram que tais jogos podem ser utilizados de modo eficaz, tanto pela sua capacidade de dar a  conhecer  a  Cultura  Africana,  quanto  por  possibilitar  o  exercício  do  raciocínio  lógico-matemático, tornando os professores mais preparados para atuar num ambiente de respeito à pluralidade cultural e, ainda, de tornar o ensino cada vez mais contextualizado e interessante.
Local:             sala 06


Minicurso 21 (3 horas) – 20 vagas

TÍTULO: GeoGebra: o uso de ferramentas tecnológicas para facilitar a aprendizagem de conceitos matemáticos
Ministrante(s): Bruna Fernanda Sato Lopes, Débora Nascente, Wanderleya Nara Gonçalves Costa
Público Alvo: Licenciados ou licenciandos de matemática e áreas afins.
Resumo: O uso de tecnologias na educação vem sendo cada vez mais frequente, cabendo a professores e alunos organizar e discutir informações de tal modo que estas se transformem em conhecimento. Para isto, considera-se necessário que haja uma alfabetização digital, algo que cabe também à escola, por meio de todas as disciplinas. Neste contexto, se destaca a possibilidade do uso do geogebra nas aulas de matemática. Com ele, podemos criar ambientes mais propícios a aprendizagem de grande número de conceitos. É um software livre de geometria dinâmica e interativa.
Local:             sala 08


Minicurso 22 (3 horas) – 25 vagas

TÍTULO: Introdução à Criptografia
Ministrantes: Edvania Portilho Lopes; Valdeane Silva Ribeiro
Público Alvo: Licenciados ou licenciandos.
RESUMO: Neste minicurso, inicialmente, contaremos a história da criptografia e descreveremos algunsmétodos de criptografar e de criptoanalisar. Posteriormente, citaremos algumas aplicações relacionadasao uso da matemática na arte de camuflar. Então, finalmente, ilustraremos como o conceito decriptografia pode ser utilizado pelos professores para ensino de funções lineares, dentre outros conteúdos da Educação Básica.
Local:             Sala 05


Minicurso 23 (3 horas) – 25 vagas

TÍTULO: O CINEMA NA SALA DE AULA
Ministrantes: Wanderleya Nara Gonçalves Costa; Gabriela Scavazini da Silva de Oliveira.
Público Alvo: Licenciados ou licenciandos
RESUMO: Este minicurso tem como objetivo argumentar o quão é importante a utilização de vídeos em
sala de aula como uma nova ferramenta de aprendizagem. Nele, apresentaremos sugestões de como osprofessores podem usar este instrumento. Também discorreremos sobre os fatores que os docentesdevem considerar no momento de escolher vídeos a partir do conteúdo a ser mostrado.  Comoqueremos que os professores façam o bom uso dos vídeos em sala de aula, também discutiremos, apartir da bibliografia consultada, os erros que o professor p

Local:             Sala 05

Nenhum comentário:

Postar um comentário