I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA
|
I SIMPÓSIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS
BIOLÓGICAS
|
TEMA: Alfabetização Científica
necessária para licenciaturas da área de Ciências da Natureza e Matemática.
|
PERÍODO / DIA
|
22 de Setembro (Segunda)
|
23 de Setembro (Terça)
|
24 de Setembro (Quarta)
|
25 de Setembro (Quinta)
|
26 de Setembro (Sexta)
|
7:45 as 8:00
|
|
|
Organização dos locais das atividades
|
Organização dos locais das atividades
|
|
8:00 as 10:00
|
|
|
|||
10:00 as 10:30
|
Lanche
|
Lanche
|
Lanche
|
Lanche
|
Lanche
|
10:30 as 12:00
|
|
|
|
|
|
12:00 as 13:45
|
ALMOÇO
|
ALMOÇO
|
ALMOÇO
|
ALMOÇO
|
ALMOÇO
|
13:45 as 14:00
|
|
|
Organização dos locais das atividades
|
Organização dos locais das atividades
|
|
14:00 as 15:30
|
|
Minicurso
20
Sala
06
|
Minicurso
21
Sala
08
|
Painéis e Comunicações Orais
|
Painéis e Comunicações Orais
|
15:30 as 16:00
|
Lanche
|
Lanche
|
Lanche
|
Lanche
|
Lanche
|
16:00 as 17:30
|
|
Minicurso20
Sala
06
|
Minicurso
21
Sala
08
|
Painéis e Comunicações Orais
|
Painéis e Comunicações Orais
|
17:30 as 19:00
|
JANTAR
|
JANTAR
|
JANTAR
|
JANTAR
|
JANTAR
|
19:00 as 19:30
|
Mesa de Autoridades e Atividade
Cultural
|
Minicurso 08
LEMA1
|
Minicurso 08
LEMA1
|
Minicurso 09
Sala 06
|
Mesa de Autoridades e
|
Minicurso 19
Lab Info
|
Minicurso 19
Lab Info
|
Minicurso 10
Sala 07
|
Atividade Cultural
|
||
19:30 as 21:00
|
Conferência de abertura
|
Minicurso 22
Sala 05
|
Minicurso 22
Sala 05
|
Minicurso 19
Lab Info
|
Conferência de Encerramento
|
21:00
22:30
|
Minicurso 18
LEMA2
|
Minicurso 08
LEMA 1
|
Minicurso 08
LEMA1
|
Palestra Prof. Wagner Valente
Sala 03/04
|
ATIVIDADE CULTURAL
|
Minicurso 19
Lab Info
|
Minicurso 18
LEMA 2
|
Minicurso 09
Sala 06
|
|||
Minicurso 23
Sala 05
|
Minicurso 19
Lab Info
|
Minicurso 10
Sala 07
|
|||
|
Minicurso 23
Sala 05
|
Minicurso 19
Lab Info
|
Conferência de Abertura (24/09/2014
as 19:30hs):
Abertura (22/09/2014
as 19:30hs - Auditório do Campus I)
Título: Que é Ciência,
afinal?
Prof. Dr. Áttico Inácio Chassot (URI
– Brasil)
Conferência de Encerramento
(26/09/2014 as 19:30hs):
Encerramento (26/09/2014 as 19:30hs-
Auditório do Campus I)
Título: ASPECTOS
EPISTEMOLÓGICOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente
(UNIFESP)
PALESTRA
MATEMÁTICA
PALESTRA do Curso de Matemática – 21:00
as 22:30
Quinta-feira, 25 de Setembro – Campus
I – Sala grande 3/4
Título: A
Licenciatura em Matemática: perspectivas históricas e desafios atuais
Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente
(UNIFESP)
MESA
REDONDA MATEMÁTICA
Título: O
currículo da Licenciatura em Matemática: desafios e perspectivas
Moderador: Prof.
Dra. Wanderleya Nara Gonçalves Costa
Debatedor 1: Prof. Dr. Wagner
Rodrigues Valente (UNIFESP)
Debatedor 2: Prof. Dr. Carlos
Rodrigues da Silva
MINICURSOS
Minicurso
8 (6 horas) – 30 vagas
TÍTULO: A arte do Origami no Ensino da Geometria
Ministrante: Prof. Dr. Lee Yun Sheng
Público Alvo: Graduandos em
Cursos da área de Ciências da Natureza e Matemática
Resumo: A
utilização da arte do Origami (dobradura de papel) como recurso paradidático
para o ensino de geometria plana. Tendo como desafio, promover o
desenvolvimento das noções de geometria plana sem o uso da régua e compasso. O
objetivo maior é o aprimoramento do estágio cognitivo do aluno, construindo
assim os princípios e noções da geometria Euclidiana através da arte do
Origami. Lembrando que este minicurso abordará em torno de oitenta por cento
(80%) da geometria plana elaborada pelos PCNs.
Local: LEMA
Minicurso 9 (3 horas) – 30 vagas
TÍTULO: Conceitos Básicos de
Geometria Diferencial
Ministrante: Prof. Dr. Carlos Rodrigues da Silva
Público Alvo: Graduandos em
Cursos da área de Ciências da Natureza e Matemática
Resumo: A Geometria
Diferencial é a junção da geometria com o cálculo diferencial. Ou podemos
considerar uma aplicação do cálculo na geometria. Ela é muito utilizada na
Teoria da Relatividade, na Computação Gráfica e em várias outras teorias. Este
curso, por ser breve, tem o objetivo apenas de apresentar os conceitos básicos
da disciplina, tais como: estudo preliminar de curvas no plano e no espaço e
noções de superfícies regulares.
Local: Sala 06
Minicurso 10 (3 horas) – 30 vagas
TÍTULO: Matemática e compactação
de arquivos
Ministrante: Prof. Dr. Adilson AntonioBerlatto
Público Alvo: Graduandos em
Cursos da área de Ciências da Natureza e Matemática
Resumo: Nesse minicurso veremos como aplicar o conceito de árvores
binárias para compactar arquivos.
Local: Sala 07
Minicurso 18 (3 horas) – 20 vagas
TÍTULO: Prezi: apresentações
dinâmicas.
Ministrante(s): Valdeane
Ribeiro e Edvania Portilho.
Público Alvo: graduandos e
graduados de todas as licenciaturas. Público em geral.
Resumo: O
Prezi é um serviço online gratuito que poderá substituir o Power point criando
apresentações dinamicas e divertidas. Essa plataforma possui especial valor
para estudantes de licenciatura e professores por incitar a curiosidade e
interesse promovendo maior aprendizado. Nesse minicurso apresentaremos como
acessar e utilizar o software para construir lindas apresentações. Espera-se
que ao final do minicurso o participante seja capaz de elaborar, baixar ou
compartilhar apresentações online no Prezi.
Local: LEMA
Minicurso 19 (6 horas) – 25 vagas
TÍTULO: LaTeX PARA
PRINCIPIANTES: instalação e comandos básicos
Ministrante(s): Fabrício Gonçalves
de Jesus e Antonio Eduardo da Silveira Pacheco
Público Alvo: Qualquer
pessoa que deseja escrever um texto científico ou técnico com símbolos
matemáticos, diagramas e figuras.
Pré-requisito: Cada participante
deve trazer consigo seu próprio notebook.
Resumo: O LaTeX é um
software livre de excelente qualidade para produção de documentos científicos
ou técnicos, como: artigos, monografias, dissertações, teses e trabalhos de
conclusão de curso. Neste minicurso ensinaremos aos participantes a instalar o
software LaTeX, criar capas de trabalhos, construir sumário, trabalhar com
equações, tabelas, matrizes, figuras, listas, dentre outros.
Local: Laboratório de
Informática
Material: notebook
Minicurso 20 (3 horas) – 20 vagas
TÍTULO: A cultura Africana e
Afro-Brasileira na Educação Básica
Ministrante(s): Solange Nascimento
Neves, Wanderleya Nara Gonçalves Costa; Gabriela Scavazini
da Silva de Oliveira
Público Alvo: Licenciados ou
licenciandos.
Resumo: Este
minicurso tem o objetivo discutir maneiras de inserir no contexto escolar
a cultura AfroBrasileira e Africana, dando aos
professores da Educação Básica suporte
teórico para cumprir a Lei10.639/03.Apresentaremos
então os jogos da família Mancala, o
Senet e o Yoté, visto que nossos
estudos indicaram que tais jogos podem ser utilizados de modo eficaz, tanto
pela sua capacidade de dar a conhecer a Cultura
Africana, quanto por possibilitar o
exercício do raciocínio lógico-matemático, tornando os
professores mais preparados para atuar num ambiente de respeito à pluralidade
cultural e, ainda, de tornar o ensino cada vez mais contextualizado e
interessante.
Local: sala 06
Minicurso 21 (3 horas) – 20 vagas
TÍTULO: GeoGebra: o uso de
ferramentas tecnológicas para facilitar a aprendizagem de conceitos matemáticos
Ministrante(s): Bruna Fernanda
Sato Lopes, Débora Nascente, Wanderleya Nara Gonçalves Costa
Público Alvo: Licenciados ou
licenciandos de matemática e áreas afins.
Resumo: O uso de
tecnologias na educação vem sendo cada vez mais frequente, cabendo a professores
e alunos organizar e discutir informações de tal modo que estas se transformem
em conhecimento. Para isto, considera-se necessário que haja uma alfabetização
digital, algo que cabe também à escola, por meio de todas as disciplinas. Neste
contexto, se destaca a possibilidade do uso do geogebra nas aulas de
matemática. Com ele, podemos criar ambientes mais propícios a aprendizagem de
grande número de conceitos. É um software livre de geometria dinâmica e
interativa.
Local: sala 08
Minicurso 22 (3 horas) – 25 vagas
TÍTULO: Introdução à
Criptografia
Ministrantes: Edvania Portilho Lopes;
Valdeane Silva Ribeiro
Público Alvo: Licenciados ou
licenciandos.
RESUMO: Neste minicurso,
inicialmente, contaremos a história da criptografia e descreveremos algunsmétodos
de criptografar e de criptoanalisar. Posteriormente, citaremos algumas
aplicações relacionadasao uso da matemática na arte de camuflar. Então,
finalmente, ilustraremos como o conceito decriptografia pode ser utilizado
pelos professores para ensino de funções lineares, dentre outros conteúdos da
Educação Básica.
Local: Sala 05
Minicurso 23 (3 horas) – 25 vagas
TÍTULO: O CINEMA NA SALA DE AULA
Ministrantes: Wanderleya Nara Gonçalves Costa; Gabriela Scavazini da
Silva de Oliveira.
Público Alvo: Licenciados ou licenciandos
Público Alvo: Licenciados ou licenciandos
RESUMO: Este minicurso tem
como objetivo argumentar o quão é importante a utilização de vídeos em
sala de aula como uma nova ferramenta
de aprendizagem. Nele, apresentaremos sugestões de como osprofessores podem usar
este instrumento. Também discorreremos sobre os fatores que os docentesdevem
considerar no momento de escolher vídeos a partir do conteúdo a ser
mostrado. Comoqueremos que os professores façam o bom uso dos vídeos em
sala de aula, também discutiremos, apartir da
bibliografia consultada, os erros que o professor p
Local: Sala 05
Nenhum comentário:
Postar um comentário