Seminário
Integrador 2014 PIBID/Tutoria/CUA/UFMT:
“Iniciação à docência: reflexões e práticas”
05,06 e 07 de novembro de 2014
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência (Pibid), que tem como bases legais a Lei nº 9.394/1996, a Lei nº
12.796/2013 e o Decreto nº 219/2010, tem sido prioridade do Ministério
da Educação e Cultura (MEC).
O Pibid tem por finalidade contribuir para o
aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da
qualidade da educação básica pública brasileira.
Em
especial, o Programa visa a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas
à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições
públicas de educação superior, assim como a inserção dos licenciandos no
cotidiano das escolas da rede pública de educação, o que promove a integração
entre Educação Superior e Educação Básica. O programa objetiva também
proporcionar aos professores em formação a participação em experiências
metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e
interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no
processo de ensino-aprendizagem, além de incentivar as escolas públicas de
educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos professores.
No Campus Araguaia, o Programa atuas
nos seguintes cursos de licenciatura: Biologia, Educação Física, Geografia,
Letras-Português, Física, Matemática e Química.
Por sua vez, o Programa de Tutoria foi instituído pela Pró-Reitoria
de Ensino de Graduação – PROEG da UFMT, conforme resolução consepe n.º 36, de
24 de maio de 2010. O documento esclarece que a
UFMT entende a Tutoria como um processo que busca a superação e equiparação de
estudos nos conteúdos considerados da educação básica e que são necessários à
compreensão dos fundamentos das disciplinas dos cursos de graduação,
possibilitando ao aluno alcançar êxito na sua formação profissional. Espera-se
deste programa: i) diminuir o
índice de reprovação e evasão nos primeiros semestres dos cursos de graduação e
ii) oportunizar a superação e
equiparação de estudos nos conteúdos considerados da educação básica. Contudo,
uma característica especial deste Programa é a ação dos licenciandos, pois está
previsto que o aluno/tutor deve ser estudante de um dos Cursos de Licenciaturas
da UFMT e agir sob a orientação de um professor na preparação de atividades didático-pedagógicas ligadas ao
ensino do conteúdo a ser trabalhado na tutoria. Deste modo, o Programa também
contribui para a formação docente.
De fato,
as ações desenvolvidas no âmbito destes dois Programas amparam a formação do
novo profissional da educação, que desde o seu ingresso nos cursos de
licenciaturas tem oportunidade de desenvolver uma proposta de formação mais
coesa com a realidade educacional brasileira, ao mesmo tempo que fundamenta o
saber voltado para o processo pedagógico da sua formação. Este ponto
convergente entre os dois programas justifica a realização do Seminário Integrador 2014
PIBID/Tutoria/CUA/UFMT, cujo tema é
a “Iniciação à docência: reflexões e práticas” . O evento vem ao
encontro da necessidade de se repensar a prática docente ao incentivar a reflexão sobre o seu papel na
construção de identidade do professor da Educação Básica através da
socialização de experiências e da discussão de ideias sobre a temática.
OBJETIVOS
Fomentar discussões sobre o desafio
da iniciação e prática docente nos dias atuais;
Analisar o papel do currículo na
prática docente;
Compreender o contexto atual da formação
docente e do inicio de carreira;
Subsidiar a discussão sobre as Diretrizes
Curriculares e o Plano Nacional de Educação;
Compreender
o papel da avaliação na prática docente;
Promover a troca de
experiências e a integração entre os subprojetos PIBID/CUA e entre estes e os
da TUTORIA;
Socializar atividades desenvolvidas e em desenvolvimento no
âmbito destes programas/CUA.
REALIZAÇÃO:
Universidade Federal de Mato Grosso/Câmpus do Araguaia
DATA: Dias 5,6 e 7 de novembro
de 2014, das 08h00min às 12h00min e das 14h00min às 18h00min.
LOCAL:
Campus Universitário do Araguaia II
SALA:
217, 223, e 224
COMISSÃO
ORGANIZADORA
Coordenação:
Admur Severino Pamplona (Coordenador de área
Subprojeto Matemática / professor Tutor)
Antonia Ieda Delfino (Coordenador de área
Subprojeto Geografia)
Graziele Borges de Oliveira Pena (Coordenadora de
área Subprojeto Química)
Colaboradores
Aníbal Monteiro Magalhães Neto (coordenador de área
Subprojeto Educação Física)
Arian Paulo de A. Moraes (coordenador de área
Subprojeto Física)
Márcia Cristina Pascotto (coordenadora de área Subprojeto Biologia)
Equipe de Apoio
Adelaide Teixeira de Oliveira (Bolsista PIBID/
Letras Português)
Ananda Ribeiro Vasconcelos (Bolsista PIBID/
Letras Português)
Deuseli Cristina Campos da Silva (Bolsista PIBID/Geografia)
Izanaira Silva Vieira (Bolsista PIBID/Biologia)
Jhad César de Sousa Lima (Bolsista PIBID/Geografia)
Letícia Pereira
de Jesus (Bolsista PIBID/Quimica)
Lucely Gomes
Montalvão (Bolsista PIBID/Biologia)
Maria Fernanda Vieira Dias
(Bolsista TUTORIA/Matemática)
Paula Rogéria da
Silva (Bolsista
PIBID/Quimica)
Renato Rodrigues
Falcão (Bolsista PIBID/Física)
Sergio da Costa Kaissa (Bolsista
PIBID/Matemática)
Tiago Victor de
Freitas (Bolsista PIBID/Física)
PROGRAMAÇÃO
Dia 05/11/2014
Credenciamento:
Hora:
07h30min – 08h30min
Local:
SALA 224
Abertura:
Hora:
08h30min – 09h00min
Local:
SALA 224
Composição
da Mesa:
Supervisão de Ensino -
Profa. Ana Maria Penalva
Coordenação Institucional PIBID/UFMT- Prof Sergio
Antonio Wielewesk
Professor coordenador de área PIBID - Profa. Márcia Pascoto
Professor do Programa TUTORIA - Prof. Admur Severino Pamplona
Professor supervisor -
Irene Montalvão
Bolsista PIBID -
Taygra Américo de Oliveira
Bolsista TUTORIA -
Maria Fernanda Vieira Dias
Palestra de Abertura:
Hora:
09h00min - 11h00min
Local:
SALA 224
Tema:
Curriculo
Palestrante:
Profª. Dra. Jorcelina Elizabeth Fernandes
Mesa Redonda
Hora:
14h00min:
Local:
SALA 224
Tema:
Avaliação
Debatedores:
Wanderleya Nara G. Costa (Profª. Da UFMT/CUA e
Coordenadora do Programa de Educação Tutorial PET/Matemática) e
Profª. Dra. Marilene Marzari (ICHS/CUA/UFMT)
Mediadora:
Márcia
Cristina Pascotto (coordenadora de área Subprojeto Biologia/CUA).
Dia 06/11/2014 :
COMUNICAÇÕES ORAIS
Salas:
217, 223, 224
Seções:
08h00min
às 12h00min
14h00min às 18h00min
Dia 07/11/2014:
Mesa
Redonda
Hora:
08h00min
Local:
SALA 224
Tema:
Diretrizes Curriculares, Plano Nacional de Educação e o Pibid e sua importância
na formação de docentes.
Debatedores:
Antonia Ieda Delfino (Coordenadora de área Subprojeto Geografia), Odorico
Ferreira Cardoso Neto (Letras UFMT/CUA) e Sérgio Antonio Wielewesk (Coordenação
de Gestão Institucional PIBID/ UFMT)
Mediadora:
Tereza Ramos de Carvalho (coordenadora de área Subprojeto Letras Português).
Palestra de Encerramento
Hora:
14h00min
Local:
SALA 224
Tema:
Formação docente e inicio de carreira
Palestrante: Graziele Borges de Oliveira Pena (Coordenadora
de área Subprojeto Química e Coordenadora do PAPIC (Programa de aperfeiçoamento
de professores em inicio de carreira).
Programação das Comunicações Orais
|
|||
Horário
|
Sala 217
|
Sala 223
|
Sala 224
|
|
ARIAN
|
MARCIA
|
TEREZA
|
8:00h
as
9:30h
|
1 – LET 1
|
1 – EDF 2
|
1 – QUI 3
|
2 – MAT 1
|
2 – GEO 2
|
2 – BIO 3
|
|
3 – BIO 1
|
3 – MAT 2
|
3 – TGEO 1
|
|
4 – FIS
|
4 – BIO 2
|
4 – GEO 3
|
|
5 – QUI 1
|
5 – LET 2
|
5 – EDF 3
|
|
intervalo
|
|
|
|
10:00h
as
11:30h
|
6 – EDF 1
|
6 – TMAT
|
6 - LET 3
|
7 – GEO 1
|
7 – QUI 2
|
7 - MAT 3
|
|
Roda de Conversa
|
Roda de Conversa
|
Roda de Conversa
|
|
almoço
|
|
|
|
|
ADMUR
|
ANTONIA IEDA
|
GRAZIELE/ANIBAL
|
14:00h as
15:30h
|
1 – BIO 4
|
1 – MAT 5
|
1 – GEO 5
|
2 - MAT 4
|
2 – BIO 5
|
2 – MAT 7
|
|
3 – GEO 4
|
3 – LET 5
|
3 – BIO 7
|
|
4 – EDF 4
|
4 – QUI 5
|
4- LET 6
|
|
5 – QUI 4
|
5 – MAT 6
|
5 - QUI 6
|
|
intervalo
|
|
|
|
16:00h as
17:30h
|
6 – LET 4
|
6 – BIO 6
|
6 – LET 7
|
7 – TGEO 2
|
7 – EDF 5
|
7 – MAT 8
|
|
Roda de Conversa
|
Roda de Conversa
|
Roda de Conversa
|
|
|
|
|
|
Na roda de conversa o grupo poderá retomar algo que queira
discutir a partir das apresentações realizadas naquela sala/turno. Além disto,
neste momento, todas as pessoas presentes na sala deverão ter oportunidade de
discutir suas experiências no PIBID/TUTORIA, destacando as atividades
desenvolvidas em seu grupo e comentando os pontos positivos e os negativos, as
dificuldades e as soluções encontradas em seu trabalho.
ORIENTAÇÃO PARA
SUBMISSÃO DOS TRABALHOS
·
Os textos deverão ser enviados pelos
professores coordenadores de área ou tutores até o dia 17 de outubro de
2014 para o endereço de e-mail sempibidufmtcua@gmail.com
·
Cada projeto TUTORIA poderá enviar apenas um
trabalho.
·
Os subprojetos PIBID terão o número máximo de
trabalhos assim determinados:
o
Aqueles que possuem 15 alunos bolsistas têm
direito a enviar até 8 trabalhos;
o
Os que possuem 10 alunos bolsistas podem enviar
no máximo 6 trabalhos por grupo;
o
Os grupos com 6 alunos bolsistas poderão enviar
no máximo 3 trabalhos.
NORMAS DE FORMATAÇÃO
DOS TRABALHOS
1) Editor:
Word for Windows 1997 ou posterior, tamanho A4, com margem superior e margem
esquerda de 3 cm, margem inferior e margem direita de 2 cm. (não salvar em
pdf).
2) Título
do texto (em maiúsculo e negrito – centralizado);
3) Os
textos terão no máximo de 4 autores, sendo que um deles deverá ser,
necessariamente, o/a coordenador/a do subprojeto PIBID ou TUTORIA;
4) Nome do(s) autor(es) (o nome do apresentador
do trabalho deverá ser sublinhado) ; nome do subprojeto, e-mail de contato;
5) Texto
(justificado, sem parágrafos, fonte Times New Roman com tamanho 12 e
espaçamento entrelinhas simples);
6) O
resumo, com no mínimo 350 palavras e no máximo 500, deverá ter objetivos
anunciados, desenvolvimento e conclusões.
7) Palavras-chave: três palavras, situadas abaixo
do texto do resumo.
8) As
referências deverão atender às normas da ABNT e não serão computadas como parte
das palavras do texto. A critérios do(s) autor(es) poderão ser utilizados
tabelas, quadros e fotografias, dentre outros. O texto estará limitado a duas
páginas.
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO
DOS TRABALHOS
·
Cada sessão será coordenada por um Coordenador
de Área, Professor Supervisor ou Professor Tutor e um Monitor (bolsista), que
serão responsáveis pelo controle do tempo de apresentação, controle da presença
e incentivo ao debate.
·
Cada trabalho deverá ser apresentado por 1
bolsista. Os demais autores deverão estar presentes para o debate sobre o
trabalho. Todos os autores presentes receberão certificados de autoria.
·
Os trabalhos que não forem apresentados NÃO
darão direito a certificado.
·
As apresentações deverão ter no máximo 15 minutos
e, ao final de cada sessão, haverá 20 minutos para o debate de todos os
trabalhos apresentados. Para cumprimento do tempo de apresentação, sugere-se
que a apresentação em Power Point deverá ter entre 7 e 15 slides.
Somente serão distribuídos certificados aos
participantes que obtiverem, no mínimo, 75% de presença no Seminário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário