Aqui a Matemática é concebida como uma linguagem descritora de uma realidade

Blog do grupo PIBID MATEMÁTICA UFMT CUA

quarta-feira, 8 de abril de 2015

VI SEMINÁRIO INTEGRADOR DO PIBID E IV SEMINÁRIO DO PROGRAMA TUTORIA CÂMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA



Seminário Integrador 2014 PIBID/Tutoria/CUA/UFMT:
“Iniciação à docência: reflexões e práticas”
05,06 e 07 de novembro de 2014

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que tem como bases legais a Lei nº 9.394/1996, a Lei nº 12.796/2013 e o Decreto nº 219/2010, tem sido prioridade do Ministério da Educação e Cultura (MEC).
O Pibid tem por finalidade contribuir para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira.
            Em especial, o Programa visa a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior, assim como a inserção dos licenciandos no cotidiano das escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre Educação Superior e Educação Básica. O programa objetiva também proporcionar aos professores em formação a participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem, além de incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos professores.  No Campus Araguaia, o Programa atuas nos seguintes cursos de licenciatura: Biologia, Educação Física, Geografia, Letras-Português, Física, Matemática e Química.
Por sua vez, o Programa de Tutoria foi instituído pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROEG da UFMT, conforme resolução consepe n.º 36, de 24 de maio de 2010. O documento esclarece que a UFMT entende a Tutoria como um processo que busca a superação e equiparação de estudos nos conteúdos considerados da educação básica e que são necessários à compreensão dos fundamentos das disciplinas dos cursos de graduação, possibilitando ao aluno alcançar êxito na sua formação profissional. Espera-se deste programa: i) diminuir o índice de reprovação e evasão nos primeiros semestres dos cursos de graduação e ii) oportunizar a superação e equiparação de estudos nos conteúdos considerados da educação básica. Contudo, uma característica especial deste Programa é a ação dos licenciandos, pois está previsto que o aluno/tutor deve ser estudante de um dos Cursos de Licenciaturas da UFMT e agir sob a orientação de um professor na preparação  de atividades didático-pedagógicas ligadas ao ensino do conteúdo a ser trabalhado na tutoria. Deste modo, o Programa também contribui para a formação docente.
De fato, as ações desenvolvidas no âmbito destes dois Programas amparam a formação do novo profissional da educação, que desde o seu ingresso nos cursos de licenciaturas tem oportunidade de desenvolver uma proposta de formação mais coesa com a realidade educacional brasileira, ao mesmo tempo que fundamenta o saber voltado para o processo pedagógico da sua formação. Este ponto convergente entre os dois programas justifica a realização do Seminário Integrador 2014 PIBID/Tutoria/CUA/UFMT, cujo tema é  a “Iniciação à docência: reflexões e práticas” . O evento vem ao encontro da necessidade de se repensar a prática docente  ao incentivar a reflexão sobre o seu papel na construção de identidade do professor da Educação Básica através da socialização de experiências e da  discussão de ideias sobre a temática.

OBJETIVOS
ž   Fomentar discussões sobre o desafio da iniciação e prática docente nos dias atuais;
ž   Analisar o papel do currículo na prática docente;
ž   Compreender o contexto atual da formação docente e do inicio de carreira;        
ž   Subsidiar a discussão sobre as Diretrizes Curriculares e o Plano Nacional de Educação;
ž   Compreender o papel da avaliação na prática docente;
ž   Promover a troca de experiências e a integração entre os subprojetos PIBID/CUA e entre estes e os da TUTORIA;
ž   Socializar atividades desenvolvidas e em desenvolvimento no âmbito destes programas/CUA.
REALIZAÇÃO: Universidade Federal de Mato Grosso/Câmpus do Araguaia
DATA: Dias 5,6 e 7 de novembro de 2014, das 08h00min às 12h00min e das 14h00min às 18h00min.
LOCAL: Campus Universitário do Araguaia II
SALA: 217, 223, e 224
COMISSÃO ORGANIZADORA
Coordenação:
Admur Severino Pamplona (Coordenador de área Subprojeto Matemática / professor Tutor)
Antonia Ieda Delfino (Coordenador de área Subprojeto Geografia)
Graziele Borges de Oliveira Pena (Coordenadora de área Subprojeto Química)

Colaboradores
Aníbal Monteiro Magalhães Neto (coordenador de área Subprojeto Educação Física)
Arian Paulo de A. Moraes (coordenador de área Subprojeto Física)
Márcia Cristina Pascotto (coordenadora de área Subprojeto Biologia)
Tereza Ramos de Carvalho (coordenadora de área Subprojeto Letras Português)
Equipe de Apoio
Adelaide Teixeira de Oliveira (Bolsista PIBID/ Letras Português)
Ananda Ribeiro Vasconcelos (Bolsista PIBID/ Letras Português)
Deuseli Cristina Campos da Silva  (Bolsista PIBID/Geografia)
Izanaira Silva Vieira (Bolsista PIBID/Biologia)
Jhad César de Sousa Lima (Bolsista PIBID/Geografia)
Letícia Pereira de Jesus (Bolsista PIBID/Quimica)
Lucely Gomes Montalvão (Bolsista PIBID/Biologia)
Maria Fernanda Vieira Dias (Bolsista TUTORIA/Matemática)
Paula Rogéria da Silva (Bolsista PIBID/Quimica)
Renato Rodrigues Falcão (Bolsista PIBID/Física)
Sergio da Costa Kaissa (Bolsista PIBID/Matemática)
Tiago Victor de Freitas (Bolsista PIBID/Física)


PROGRAMAÇÃO
Dia 05/11/2014

Credenciamento:
Hora: 07h30min – 08h30min
Local: SALA 224
Abertura:
Hora: 08h30min – 09h00min
Local: SALA 224
Composição da Mesa:  
Supervisão de Ensino                               - Profa. Ana Maria Penalva
Coordenação Institucional PIBID/UFMT- Prof Sergio Antonio Wielewesk
Professor coordenador de área PIBID     - Profa. Márcia Pascoto
Professor do Programa TUTORIA           - Prof. Admur Severino Pamplona
Professor supervisor                                 - Irene Montalvão
Bolsista PIBID                                           - Taygra Américo de Oliveira
Bolsista TUTORIA                                     - Maria Fernanda Vieira Dias
Palestra de Abertura:
Hora: 09h00min - 11h00min
Local: SALA 224
Tema: Curriculo
Palestrante: Profª. Dra. Jorcelina Elizabeth Fernandes
Mesa Redonda
Hora: 14h00min:
Local: SALA 224
Tema: Avaliação
Debatedores:
Wanderleya Nara G. Costa (Profª. Da UFMT/CUA e Coordenadora do Programa de Educação Tutorial PET/Matemática) e
Profª. Dra. Marilene Marzari (ICHS/CUA/UFMT)
Mediadora:
Márcia Cristina Pascotto (coordenadora de área Subprojeto Biologia/CUA).
Dia 06/11/2014 :

COMUNICAÇÕES ORAIS
Salas: 217, 223, 224
Seções:
ž 08h00min às 12h00min
ž 14h00min às 18h00min

Dia 07/11/2014:
Mesa Redonda
Hora: 08h00min
Local: SALA 224
Tema: Diretrizes Curriculares, Plano Nacional de Educação e o Pibid e sua importância na formação de docentes.
Debatedores: Antonia Ieda Delfino (Coordenadora de área Subprojeto Geografia), Odorico Ferreira Cardoso Neto (Letras UFMT/CUA) e Sérgio Antonio Wielewesk (Coordenação de Gestão Institucional PIBID/ UFMT)
Mediadora: Tereza Ramos de Carvalho (coordenadora de área Subprojeto Letras Português).

Palestra de Encerramento
Hora: 14h00min
Local: SALA 224
Tema: Formação docente e inicio de carreira
Palestrante: Graziele Borges de Oliveira Pena (Coordenadora de área Subprojeto Química e Coordenadora do PAPIC (Programa de aperfeiçoamento de professores em inicio de carreira).

Programação das Comunicações Orais
Horário
Sala 217
Sala 223
Sala 224

ARIAN
MARCIA
TEREZA

8:00h
as
9:30h

1 – LET 1
1 – EDF 2
1 – QUI 3
2 – MAT 1
2 – GEO 2
2 – BIO 3
3 – BIO 1
3 – MAT 2
3 – TGEO 1
4 – FIS
4 – BIO 2
4 – GEO 3
5 – QUI 1
5 – LET 2
5 – EDF 3
intervalo




10:00h
as
11:30h
6 – EDF 1
6 – TMAT
6 - LET 3
7 – GEO 1
7 – QUI 2
7 - MAT 3

Roda de Conversa

Roda de Conversa

Roda de Conversa
almoço




ADMUR
ANTONIA IEDA
GRAZIELE/ANIBAL

14:00h as
15:30h

1 – BIO 4
1 – MAT 5
1 – GEO 5
2 - MAT 4
2 – BIO 5
2 – MAT 7
3 – GEO 4
3 – LET 5
3 – BIO 7
4 – EDF 4
4 – QUI 5
4-  LET 6
5 – QUI 4
5 – MAT 6
5 - QUI 6
intervalo




16:00h as
17:30h

6 – LET 4
6 – BIO 6
6 – LET 7
7 – TGEO 2
7 – EDF 5
7 – MAT 8

Roda de Conversa

Roda de Conversa

Roda de Conversa






Na roda de conversa o grupo poderá retomar algo que queira discutir a partir das apresentações realizadas naquela sala/turno. Além disto, neste momento, todas as pessoas presentes na sala deverão ter oportunidade de discutir suas experiências no PIBID/TUTORIA, destacando as atividades desenvolvidas em seu grupo e comentando os pontos positivos e os negativos, as dificuldades e as soluções encontradas em seu trabalho. 


ORIENTAÇÃO PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS
·         Os textos deverão ser enviados pelos professores coordenadores de área ou tutores até o dia 17 de outubro de 2014 para o endereço de e-mail sempibidufmtcua@gmail.com
·         Cada projeto TUTORIA poderá enviar apenas um trabalho.
·         Os subprojetos PIBID terão o número máximo de trabalhos assim determinados:
o   Aqueles que possuem 15 alunos bolsistas têm direito a enviar até 8 trabalhos;
o   Os que possuem 10 alunos bolsistas podem enviar no máximo 6 trabalhos por grupo;
o   Os grupos com 6 alunos bolsistas poderão enviar no máximo 3 trabalhos.

NORMAS DE FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS
1)      Editor: Word for Windows 1997 ou posterior, tamanho A4, com margem superior e margem esquerda de 3 cm, margem inferior e margem direita de 2 cm. (não salvar em pdf).
2)      Título do texto (em maiúsculo e negrito – centralizado);
3)      Os textos terão no máximo de 4 autores, sendo que um deles deverá ser, necessariamente, o/a coordenador/a do subprojeto PIBID ou TUTORIA;
4)       Nome do(s) autor(es) (o nome do apresentador do trabalho deverá ser sublinhado) ; nome do subprojeto, e-mail de contato;
5)      Texto (justificado, sem parágrafos, fonte Times New Roman com tamanho 12 e espaçamento entrelinhas simples);
6)      O resumo, com no mínimo 350 palavras e no máximo 500, deverá ter objetivos anunciados, desenvolvimento e conclusões.
7)       Palavras-chave: três palavras, situadas abaixo do texto do resumo.
8)      As referências deverão atender às normas da ABNT e não serão computadas como parte das palavras do texto. A critérios do(s) autor(es) poderão ser utilizados tabelas, quadros e fotografias, dentre outros. O texto estará limitado a duas páginas.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
·         Cada sessão será coordenada por um Coordenador de Área, Professor Supervisor ou Professor Tutor e um Monitor (bolsista), que serão responsáveis pelo controle do tempo de apresentação, controle da presença e incentivo ao debate.
·         Cada trabalho deverá ser apresentado por 1 bolsista. Os demais autores deverão estar presentes para o debate sobre o trabalho. Todos os autores presentes receberão certificados de autoria.
·         Os trabalhos que não forem apresentados NÃO darão direito a certificado.
·         As apresentações deverão ter no máximo 15 minutos e, ao final de cada sessão, haverá 20 minutos para o debate de todos os trabalhos apresentados. Para cumprimento do tempo de apresentação, sugere-se que a apresentação em Power Point deverá ter entre 7 e 15 slides.
Somente serão distribuídos certificados aos participantes que obtiverem, no mínimo, 75% de presença no Seminário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário